Esta frase "à Marx" bem podia ser o slogan de uma campanha. Porque realmente é preciso. Já começa a cansar sempre a mesma lenga-lenga.
A nossa classe futeboleira é cohecida por não ser original no que diz. Ou melhor, só consegue ser original pela negativa. Quando há calinadas, aí sim os senhores do relvado conseguem fugir ao normal.
O discurso do futebolista não tem muito que saber.
Se perdeu é porque "nos faltou sorte" e prometem que "a gente vai seguir trabalhando para cumprir os objectivos" e "já tamos com a cabeça no próximo desafio".
Se marca um grande golo, "tive a sorte de marcar, mas esta vitória é do grupo", "mais importante do que ter marcado, foi ter ganho o jogo".
Se ganha, "o grupo está de parabéns", "como é obvio que não podiam deixar de estar felizes com o resultado" e "o adversário está de parabéns pela atitude".
Se joga depois de muito tempo de paragem quer "agradecer a ajuda dos companheiros e do professor"
Se faz uma antevisão, diz que "o grupo tá unido e concentrado", "a gente treinou bem durante a semana"
Se é transferido, em 80% das vezes diz que é do novo clube desde pequenino.
Este chavão, dos mais usados no futebol português, tem de parar. Pensava que já tinha sido abandonado, mas o Miguel Lopes fez o favor de o trazer de volta e inundar os jornais com isso. Sou da opinião de que que esse chavão se está a tornar num novo Pedro e o Lobo. Tantos são os que dizem e mentem que, quando um inocente realmente for do clube desde pequeno, não é levado a sério. No caso do Miguel, que lógica tem dizer aquilo, quando fez a formação toda no Benfica? É um contra senso absoluto e demonstração de fraca comunicação.
É urgente repensar a comunicação dos nossos futebolistas, para que se tornem mais credíveis. Managers deste país, um media training aos vossos jogadores seria uma coisa a pensar. Urgentemente! Ou então, caríssimos jogadores, recomendo uma obra de valor da nossa literatura: o dicionário. Um deles há-de ajudar a melhorar o panorama.
(Quem não acredita no "sou de x desde pequeno" veja aqui as provas:)







Sem comentários:
Enviar um comentário