quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Pepe ou Pepa. Dá confusão pela certa [Atualizado]





Depois das notícias que envolveram, durante uns tempos, o jogador Pepe em inúmeras confusões, foi agora a vez da blogger Pepa estar no centro da polémica. Apesar de nada terem a ver um com o outro, achei bastante piada à coincidência do nome.

Pepa Xavier, blogger responsável pelo Fashion-à-Porter, está a ser duramente criticada pelas declarações que prestou para um vídeo da Samsung, onde a marca convidou cinco bloggers de moda a fazerem uma retrospetiva do ano de 2012 e a partilharem expetativas para 2013. Até aqui tudo minimamente normal. O problema foi o conteúdo das declarações . Pepa aponta como grande desejo para 2013 uma carteira Channel clássica que, segundo a própria, é cara. É essa a mensagem que passa em mais de metade do vídeo do seu depoimento.

Em minha opinião, há muita coisa a ter em conta neste caso. 

O vídeo foi divulgado no fim do ano (altura de Natal), onde as pessoas, mais que nunca, cortaram nos levantamentos de MB, presentes e no dinheiro gasto neles. No vídeo, há um apelo claro ao consumismo. Só não vê, quem não quiser. Apelo ao consumo quer de moda, quer dos produtos Samsung, com os quais Pepa "brinca" ao longo do vídeo. A mensagem do vídeo não combina, em nada, com o nosso panorama.

Se a Samsung queria dar notoriedade ao anúncio, teria tido mais impacto se usasse criadores e estilistas de moda. Esses sim são os verdadeiras e reconhecidas entidades da moda . Seja pela figura ou pelo nome, mas ao menos são conhecidos. Agora bloggers sem nome e sem credibilidade? Duvido. Maria Guedes, Tiago da Costa Miranda, Susana Rodrigues, Rodolfo Morgado e Pepa Xavier. Destes nomes, quantos é que o comum mortal conhece? Sim, conhece 0Como é que eles escolheram os cinco bloggers? Foram os que mais compraram na Samsung durante 2012? Ou os que mais encomendaram na Channel durante o ano? Não percebo. Estilistas e criadores conhecidos, como Miguel Vieira ou Luís Buchinho, ainda teriam influência no público. Agora, Pepa Xavier e companhia? Duvido.

Qual era o objetivo da Samsung? Criar identificação com o público através da expressão de situações idênticas ao quotidiano das pessoas, de modo a persuadi-las a escolher a marca? Seria, acredito que seria. O problema foi que não olharam pela janela antes de fazerem o anúncio. O povo chora e pede compaixão, numa das maiores crises de sempre. A Pepa pede carteiras, sentada numa sala de estar onde a austeridade, certamente, ainda não entrou. 

E para quem diz que ela é livre de querer o que lhe apetecer, respondo que se ela fosse trabalhar em vez de estar alapada a escrever posts e mandar bitaites sem sentido, já teria, certamente, a carteira. Para além disso, a nossa Pepa devia ter noção de que não estava a falar apenas para as tias da linha de Cascais. Muita da gente que a possa ter ouvido não achou graça aos caprichos da blogger. Será que esse é o desejo principal dela? Não terá nada de mais produtivo para dizer num vídeo que vais ser visto a nível nacional e, quem sabe, internacionalmente? Queria acreditar que sim. Não lhe falta mais nada? Vive-se bem, não haja dúvida. Haja dinheiro, tia Pepa!

Quem sai beneficiado com isto é a página da Pepa. Acredito que as views tenham subido e que a caixa de comentários esteja mais ativa do que nunca. 

Pepa, vai mas é trabalhar que é o que fazes melhor. Ah, e vamos trabalhar nesse sotaque, sim? Se é difícil levar o teu discurso a sério, com esse sotaque ainda mais difícil fica.

Para além disso, isto já está a ter o devido acompanhamento no Facebook.

Nesta história, não bate a bota com a perdigota. E no mundo da comunicação e das vendas, é um pecado mortal.

PS: Após a leitura deste post, recomendo a resposta do enorme Miguel Esteves Cardoso à defesa da Pipoca Mais Doce

1 comentário: